terça-feira, 6 de novembro de 2007

Planeamento Níveis de Gestão e Objectivos

O planeamento envolve a definição dos objectivos da organização, estabelecendo a estratégia global (que pode ser definida como o conjunto de caminhos seguidos pela empresa para alcançar os objectivos), e o desenvolvimento de planos para integrar e coordenar as actividades da organização.
Existem 2 tipos de Planeamento:

Planeamento Informal
– não é escrito, e tem como características uma reduzida partilha dos objectivos, e o facto de ser genérico e com ausência de continuidade.

Planeamento Formal – É escrito. Tem como características o facto de definir objectivos específicos, e programas de acção para alcançar esses mesmos objectivos.


Tipos de Objectivos

Objectivos Estratégicos – Envolvem toda a organização ou cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo.

Objectivos Tácticos –
Situam-se a nível intermédio da organização. Ex: Marketing ou Comunicação com horizonte de médio e curto prazo.

Objectivos Operacionais –
Definem-se ao nível de gestão da primeira linha e com horizonte de curto prazo.
Planos Estratégicos: Aplicam-se a toda a organização e a cada uma das suas áreas de negócios, a médio e longo prazo. Estabelece os objectivos estratégicos e procura posicionar a organização em termos do seu “environment”.

Planos Tácticos e Operacionais: Especificam os detalhes de como os objectivos tácticos e operacionais serão alcançados. Na prática, os planos práticos e operacionais estão juntos nas empresas, daí se falarem em apenas dois tipos de planos. Estes cobrem um horizontal temporal de curto prazo.
O plano estratégico é direccional, ao passo que os planos operacionais o tornam específico.

Planos Direccionais – Planos flexíveis que definem “guidelines” gerais, focalizados sem limitar os cursos de acção.

Planos Específicos – Detalhados definindo com pormenor os cursos de acção.

Planos de Uso Único – Desenhados para satisfazer as necessidades de uma situação única.

Planos de Continuidade – Fornecem orientação para actividades repetitivas, e incluem políticas, procedimentos e regras.


Fonte: Introdução à Gestão, Elaborado tendo por base as aulas do Professor José Taborda Farinha