terça-feira, 6 de novembro de 2007

Tipos de Problemas e Decisões

Problemas Bem Estruturados e Decisões Programadas
Problemas Bem Estruturados são problemas lineares, familiares e facilmente definidos.

Como resposta a este tipo de problemas o gestor utiliza Decisões Programadas, ou seja, uma decisão repetitiva facilmente aplicável ao problema em causa.

Através da decisão programada, será reduzido o número de alternativas para a solução do problema, facilitando a eficiência organizacional. Estas decisões programadas levam aplicação de um procedimento, regra ou política.

Procedimento – série de passos interrelacionados e sequenciais usados para responder a um problema estruturado, a única dificuldade reside em identificar o problema pois uma vez identificado o procedimento é aplicado.

Regra – declaração explícita do que fazer ou não fazer.

Política – orientação ou parâmetros para a tomada de decisões, contém termos ambíguos ficando a interpretação por conta do decisor.
Problemas Não Estruturados e Decisões Não Programadas
Problemas Não Estruturados, são problemas novos para os quais a informação é ambígua e incompleta. Para fazer face a estes problemas existem as Decisões Não Programadas, que produzem uma resposta customizada e única. Estes são mais frequentes entre os gestores de nível mais elevado.

Convém salientar, que são poucas as decisões na vida real que são totalmente programadas ou não programadas, pois estes constituem casos extremos, sendo que as decisões se situam, essencialmente, algures entre estas.
Fonte: Introdução à Gestão, Elaborado tendo por base as aulas do Professor José Taborda Farinha