Nas empresas existem diferentes níveis de gestão, pois os gestores também podem ser geridos.
Gestores de Primeira Linha (First Line Managers) – Gerem o trabalho dos não gestores, que estão directamente envolvidos com a produção e criação dos produtos da organização.
Gestores Intermédios (Middle Managers) – Todos os gestores situados entre os gestores de Primeira linha e os gestores de topo. Gerem os gestores de Primeira linha
Gestores de Topo (Top Managers) – Responsáveis pelas decisões que envolvem toda a organização e pelo estabelecimento dos planos e dos objectivos para a totalidade da organização. Têm assim a responsabilidade máxima na empresa.
Gestores de Primeira Linha (First Line Managers) – Gerem o trabalho dos não gestores, que estão directamente envolvidos com a produção e criação dos produtos da organização.
Gestores Intermédios (Middle Managers) – Todos os gestores situados entre os gestores de Primeira linha e os gestores de topo. Gerem os gestores de Primeira linha
Gestores de Topo (Top Managers) – Responsáveis pelas decisões que envolvem toda a organização e pelo estabelecimento dos planos e dos objectivos para a totalidade da organização. Têm assim a responsabilidade máxima na empresa.
Quando uma empresa é dirigida por um Conselho de Administração, e não simplesmente por um Director Geral, é dirigida pelo chamado Board of Directors, sendo o seu elemento que mais dá a cara o C.E.O. ou seja, o Chief Executive Officer.
O processo de tomada de decisão faz parte das quatro funções da gestão. É por isso que os gestores são, frequentemente, chamados “decision makers”.
Fonte: Introdução à Gestão, Elaborado tendo por base as aulas do Professor José Taborda Farinha