quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Definição de BI

Business Intelligence é um conceito que surgiu pela primeira vez na década de 80, através do Gartner Group. Engloba um vasto conjunto de aplicações de suporte à decisão, as quais possibilitam um acesso rápido, partilhado e interactivo aos dados informacionais, bem com a sua análise e manipulação; através destas ferramentas, os utilizadores poderão descobrir relações e tendências e transformar grandes quantidades de informação em conhecimento útil.

No actual universo empresarial saber decidir da melhor forma e no menor espaço de tempo é fundamental. O conhecimento estruturado da actividade da organização assume-se como um factor crucial no processo de tomada de decisão para que, de uma forma pró-activa, consciente e atempada, sejam efectuadas as opções que mais beneficiam a empresa.

As soluções de Business Intelligence (BI) são reconhecidas como uma das principais fontes de vantagem competitiva nas organizações, transformando conjuntos de dados extensos e geralmente dispersos em conhecimento consolidado, pronto a ser analisado e manipulado de forma efectiva. Estes sistemas constituem a base para a definição das estratégias orientadoras do negócio, actuando como catalizadores para a tomada de decisão.

Conhecimento Explicito, Tácito e Implicito

O Conhecimento Explícito é aquele que possuímos e de que temos consciência, somos capazes de o documentar e as organizações conseguem armazená-lo. “Pode ser expresso em palavras e números e compartilhado em forma de dados, fórmulas científicas, especificações e manuais; pode ser prontamente transmitido entre indivíduos formal e sistematicamente” (Nonaka, 1998).
Conhecimento Explícito (“Know What Knowledge”)

O Conhecimento Tácito é aquele que não se pode exprimir com clareza.
Michael Polanyi, um químico e filósofo que estudou o tema, resumiu-o com a expressão “We know more than we can tell”, e deu como exemplo o facto de nós (humanos) conseguirmos distinguir a face de uma pessoa mas só vagamente conseguimos descrever como é que fazemos essa distinção (Firestone, 2002).

“Altamente pessoal, difícil de ser formalizado, dificilmente visível, comunicado ou compartilhado com outros; constitui-se de compreensões subjectivas, de intuições; está fortemente associado às acções e às experiências dos indivíduos, assim como aos seus valores, ideias e emoções” (Nonaka, 1998).
Conhecimento Tácito (“Know How Knowledge”)

Conhecimento Implícito é um conceito mais recente e que serve para descrever conhecimento que, embora ainda não tenha sido documentado, é passível de o ser. É conhecimento que possuímos e que somos capazes de transmitir, de forma mais ou menos assistida.

O conhecimento implícito (não directamente observável) só pode ser analisado através da observação de casos reais ou da realização de experiências.

Intuição

A palavra intuição vem do latim intueri que significa “ver interiormente” ou “contemplar”.
A intuição pode ser definida como a percepção directa, imediata e clara de uma verdade, sem recurso ao raciocínio.

A tomada de decisões intuitiva, consiste no processo de tomada de decisões de acordo com o subconsciente e a experiência acumulada. A decisão intuitiva complementa geralmente uma análise racional.

Desta forma, a decisão intuitiva, baseada no conhecimento e na experiência pode levar a decisões eficazes.

domingo, 23 de setembro de 2007

O que é uma decisão?
Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis, com a intenção de atingir um objectivo.

A decisão vai actuar sobre o problema e este pode diminuir ou tornar-se extinto. O efeito que a decisão tem sobre o problema vai conduzir as futuras decisões sobre problemas análogos.

"A incerteza é muito mais a regra que a excepção, a única coisa que pode ser certa é o passado e as decisões tomam-se para o futuro."

O que é um problema de decisão?
Por enquanto um problema de decisão, para mim, corresponde a uma situação em que se tem de optar por uma entre várias alternativas.

Todos os problemas têm um problema de decisão?
Eu entendo que sim, no sentido em que quando nos deparamos com um problema temos logo à partida duas alternativas ou o vamos estudar e solucionar, ou por outro lado vamos ignora-lo. Logo aqui estamos a decidir entre seguir para a frente e encontrar a solução ou ficarmos estáticos.

Condições mínimas para existência de um problema de decisão
• Existe pelo menos um indivíduo a quem o problema é atribuído (o agente de decisão), num determinado contexto;

• O agente de decisão tem pelo menos um objectivo a atingir;

• Existem pelo menos duas alternativas de decisão;

• As alternativas de decisão não correspondem todas ao mesmo grau de satisfação do objectivo.

Objectivos

Objectivos podem ser traduzidos nos resultados que pretendemos atingir e indicam a direcção para a qual as decisões e acções devem ser apontadas.
Segundo este ponto de vista os objectivos correspondem ao estado desejado, se não existirem objectivos não vão existir problemas visto que também não vai existir o gap entre o que realmete tenho e o que desejo, pois sem objectivos nem chego a ter a noção do que desejo.

Problema

A palavra problema surgiu à 2500 anos através da junção de duas palavras gregas pro (frente) e ballein (jogar).

Um problema aparece quando temos a percepção que existe uma diferença entre o que desejamos e o que realmente temos, ou seja, quando as nossas realizações ficam muito distantes das nossas expectativas.

Nem todas as questões são problemas, só o são aquelas que, devido à dificuldade que lhes está associada não podem ser resolvidas sem um esforço especial.

O que é problema para um indivíduo poderá ser um exercício para outro ou ainda uma frustração para um terceiro.