quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Glossário de BSC


Visão: Descrição do que a empresa se quer tornar no futuro, isto é, traduz as aspirações de longo prazo da organização e tem um papel central na formulação da estratégia. As organizações com sucesso são aquelas que se comprometem a cumprir a visão. Quando alcançada a visão definida anteriormente, esta deverá ser reformulada. Na sua formulação deve-se ter em conta que:
– Deve ser concisa;
– Não tem necessariamente horizonte temporal definido;
– Não especifica a forma de atingir as aspirações;
– Deve servir de inspiração e motivação a todos os seus membros;
– Geralmente é amplamente divulgada interna e externamente.

Missão: Expressão do propósito da organização, marca o código de comportamento de todos os membros e legitima a função da organização na sociedade. Traduz os ideais e orientações globais da empresa para o futuro e a missão dos subgrupos/ segmentos tem de estar de acordo com a missão global da empresa. A missão deve:
– Ser simples e clara;
– Reflectir a organização;
– Ser tida em linha de conta para toda a tomada de decisão;
– Ser fácil de entender e de comunicar;
– Responder às questões: O quê? Para quem? Como?;

Valores: Princípios que perduram no tempo e que guiam a organização.
Representam crenças incutidas na organização e que podem ser visíveis no dia-a-dia da organização através do comportamento dos colaboradores.

Estratégia vs Estratégias: A Estratégia no singular consiste no processo que integra a análise, formulação, implementação e controlo visto preferencialmente em círculo de forma a permitir detectar mudanças que justifiquem a reformulação da estratégia. Estratégias no plural consistem nas alternativas ou caminhos com que a empresa se depara e sobre os quais deve optar.

Estratégia de Negócio / Business Strategy: Definição da forma de competir num determinado negócio (binómio produto/mercado) de modo a atingir vantagem competitiva face aos seus concorrentes.

Indicadores de desempenho: instrumentos de medida da evolução/concretização dos objectivos estratégicos

Targets ou metas:
Valores que deverão ser atingidos nos indicadores de desempenho.

Iniciativas: Medidas/planos de acção para atingir os targets ou as metas propostos.


Mapa estratégico: Representação visual num Balanced Scorecard dos objectivos críticos da empresa e das relações de causa-efeito entre eles, impulsionando o desempenho da organização. Deve ser lido de “baixo para cima” e na sua versão mais comum (i.e. empresas com fins lucrativos) mostra como os colaboradores precisam de determinados conhecimentos e competências (perspectiva de Aprendizagem e Conhecimento) para inovar e desenvolver as eficiências estratégicas certas (perspectiva dos Processos Internos), a fim de criar valor para os clientes (perspectiva de Cliente), que por último resultará no aumento do valor para os accionistas (perspectiva Financeira).

Fonte: Material de Estratégia I da Professora Ana Simaens; Desenvolvido pela equipa de Estratégia e Siad.