Business Intelligence é um conceito que surgiu pela primeira vez na década de 80, através do Gartner Group. Engloba um vasto conjunto de aplicações de suporte à decisão, as quais possibilitam um acesso rápido, partilhado e interactivo aos dados informacionais, bem com a sua análise e manipulação; através destas ferramentas, os utilizadores poderão descobrir relações e tendências e transformar grandes quantidades de informação em conhecimento útil.
No actual universo empresarial saber decidir da melhor forma e no menor espaço de tempo é fundamental. O conhecimento estruturado da actividade da organização assume-se como um factor crucial no processo de tomada de decisão para que, de uma forma pró-activa, consciente e atempada, sejam efectuadas as opções que mais beneficiam a empresa.
As soluções de Business Intelligence (BI) são reconhecidas como uma das principais fontes de vantagem competitiva nas organizações, transformando conjuntos de dados extensos e geralmente dispersos em conhecimento consolidado, pronto a ser analisado e manipulado de forma efectiva. Estes sistemas constituem a base para a definição das estratégias orientadoras do negócio, actuando como catalizadores para a tomada de decisão.
No actual universo empresarial saber decidir da melhor forma e no menor espaço de tempo é fundamental. O conhecimento estruturado da actividade da organização assume-se como um factor crucial no processo de tomada de decisão para que, de uma forma pró-activa, consciente e atempada, sejam efectuadas as opções que mais beneficiam a empresa.
As soluções de Business Intelligence (BI) são reconhecidas como uma das principais fontes de vantagem competitiva nas organizações, transformando conjuntos de dados extensos e geralmente dispersos em conhecimento consolidado, pronto a ser analisado e manipulado de forma efectiva. Estes sistemas constituem a base para a definição das estratégias orientadoras do negócio, actuando como catalizadores para a tomada de decisão.