quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Relação entre problemas, modelos, dados, informação e conhecimento?

Dados podem ser entendidos como factos, elementos brutos que são a matéria-prima da informação, informação esta que pode ser vista como dados providos de contexto, dotados de relevância e propósito, enquadrados com a realidade. O conhecimento, surge quando alguém dá uma interpretação à informação, um significado. Conhecimento é assim a interpretação que cada mente faz da informação.

Estes elementos são deveras importantes na tentativa de resolução dos problemas que surgem aos decisores. Estes problemas podem dividir-se em três tipos:

Problema computável: podem ser totalmente solucionados pelo computador, têm então uma solução lógica que se pode traduzir num modelo matemático, que dará origem a um algoritmo que em conjunto com uma estrutura de dados dará origem a um programa que levará à solução do problema. Podem assumir um carácter fácil ou difícil. Os fáceis são aqueles em que o algoritmo que os resolve tem complexidade em tempo polinomial. Os difíceis são aqueles em que o algoritmo é conhecido, só que demora tanto tempo a resolvê-los que se torna impraticável.
Problema computável --> modelo matemático --> algoritmo + estrutura de dados --> programa --> solução do problema

Problema semi-computável: Só se pode resolver parte do problema, através de um sub-modelo matemático que dará origem a uma heurística que também em conjunto com uma estrutura de dados levará a uma solução, contudo não passa de uma solução aproximada para o problema, que servirá de apoio à sua resolução.
Problema semi-computável --> sub-modelo matemático --> heurística + estrutura de dados --> programa à apoio à solução.

Problema não computável: aquele para o qual não existe um algoritmo que o resolva, isto é, não há forma de conseguir que o computador o resolva.

O modelo matemático é um conjunto de variáveis relacionadas entre si, sendo que cada uma representa um objecto, são uma abstracção da realidade.

O algoritmo é uma sequência lógica de passos que permite resolver o problema, este pode ser ou não praticável dependendo do tempo que leva a resolver a questão.

A heurística é uma sequência lógica de passos que conduz a uma solução aproximada do problema.