quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Modelo Dimensional

(Cubo com 9 dimensões)



O modelo dimensional é uma técnica que procura apresentar os dados num padrão intuitivo de modo a permitir uma elevada performance no acesso. O modelo dimensional permite a visualização dos dados na forma de um cubo, onde cada dimensão do cubo representa o contexto de um determinado facto, e a intersecção entre as dimensões representa as métricas do respectivo facto. Matemáticamente o cubo possui apenas três dimensões, no entanto, no modelo dimensional o cubo pode possuir quantas dimensões forem necessárias para representar um determinado facto. O modelo dimensional é composto por factos, dimensões e métricas.

Um facto é formado por um conjunto de dados, que correspondem às métricas do negócio. Cada fato pode representar uma determinada transação ou evento de negócio ocorrido num determinado contexto obtido através da intersecção das dimensões.
Os factos são os elementos centrais ao modelo dimensional e contém enumeros registos. Devem-se conjugar as diferentes tabelas de dimensão para contextualizar os registos.

As tabelas de factos são as tabelas centrais do modelo dimensional, onde se encontram representadas as métricas do negócio. Estas tabelas têm dois componentes:
- Chaves: são chaves compostas correspondentes as chaves primárias das dimensões associadas.
- Conjuntos de métricas subjacentes a um determinado facto.

Uma dimensão refere-se ao contexto em que um determinado facto ocorreu. Este contexto pode ser um período de tempo, produtos, mercados, clientes, fornecedores, etc. elementos que possam descrever o contexto de um determinado facto, classificando as medições activas de uma organização. As dimensões actuam como indices na identificação dos valores de uma estrutura matricial.

As tabelas de dimensão são os principais eixos de analise das métricas. Os atributos das tabelas de dimensão configuram-se como o principal factor de restrição às consultas efectuadas. As tabelas de dimensão descrevem os factos pois determinam o seu contexto.

As hierarquias são representadas de modo desnormalizado numa única tabela de dimensão e permitem navegar dinamicamente pelos diferentes nós, agregando as métricas através de roll- up ou drill-down.

As métricas quantificam um determinado item de negócio, sucesptivel de vir a ser objecto de análise. Referem-se a atrinutos numéricos constantes nas tabelas de factos e representam o desempenho ou o comportamento de uma componente de negócio. São determinadas em função de diferentes combinações entre as dimensões.
As métricas podem ser não aditivas, semi-aditivas ou plenamente aditivas.