quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Estimar, Prever e Variáveis

Estimar e prever estão associados ao factor incerteza.

A estimativa é um descritor da realidade relacionado com o que não conseguimos ver nem medir, mas que temos de saber com urgência. Estimar é opinar a respeito de algo de que não se tem certeza.

Em estatistica, um estimador é uma função das observações, usada para estimar um parâmetro da população. Ao valor do estimador chama-se estimativa.

A previsão é um descritor do futuro, está directamente relacionada com o futuro.

As Variáveis podem ser instanciadas a valores, que sozinhos não têm qualquer significado, mas ao serem cruzados com a variável obtemos um dado, ou seja, um valor no seu contexto.

Variáveis são a abstracção de um objecto real e podem ser agrupadas num vector de variáveis.
Relações entre variáveis
Duas ou mais variáveis estão relacionadas se numa amostra de observações os valores dessas variáveis forem distribuídos de forma consistente. As variáveis estão relacionadas se os seus valores corresponderem sistematicamente uns aos outros para aquela amostra de observações.
Relações entre variáveis são abstracções, simplificações de relações da vida real.
Um caso particular das relações são as funções, ou seja, as funções são relações medíveis.
Um modelo matemático é um conjunto de variáveis e um conjunto de relações entre variáveis.

Um Modelo Matemático é a simulação de um sistema ou processo que é difícil de observar directamente, através de métodos descritivos, conceptuais, estatísticos ou outros. Assim um modelo matemático é uma representação ou interpretação simplificada da realidade, ou uma interpretação de um fragmento de um sistema, segundo uma estrutura de conceitos mentais ou experimentais.
Um modelo apresenta apenas uma visão ou cenário de um fragmento do todo.